O topo de Bolo de Casamento hoje, é um item indispensável, e apesar de já existir há alguns anos, nunca “sai de moda”, pois cada casal tem o seu estilo ou a sua história que pode ser representada nestes graciosos bonequinhos.
Depois da invenção do bolo, consequentemente surgiram idéias para decorá-los ainda mais.
No ano de 1800 eram usados pássaros, flores e anjos para enfeitar o tradicional bolo do casamento.
Já a tradição dos noivinhos surgiu no ano de 1840 na Inglaterra em virtude do casamento do príncipe Albert e da rainha Vitória, para simbolizar o amor que eles tinham um pelo outro: “flutuando em cima das nuvens”. Para representar essa ideia, foi colocado no topo do bolo um casal de noivinhos, e o bolo, representava as “nuvens”.
Esse tipo de topo de bolo agradou as noivas da época, popularizando o uso de noivinhos como o da Rainha Vitória.
A partir daí essa moda se espalhou entre as noivas que adotaram a ideia dos noivinhos personalizados que foi aprimorado com o passar dos anos para agradar as noivas de vários estilos.
Somente nos anos 1990 é que eles chegaram aqui no Brasil, e vieram com uma novidade que encantaria os olhos das noivas. Começava a era dos noivinhos de porcelana fria (biscuit). Assim, artesões e artistas plásticos começam a se especializar na criação de peças diferenciadas atendendo ao gosto brasileiro. O sucesso foi tão grande que até hoje eles continuam encantando e abrilhantando muitos casamentos.
Os noivinhos em biscuit são a escolha de uma grande maioria dos casais. Através deles é possível retratar a cor dos cabelos, a profissão que exercem, a religião e etc.
O ideal é que o topo do bolo represente o estilo e o perfil dos noivos, independente do que dita a moda ou a tendência do momento.
Hoje estes bonequinhos são feitos para Bodas, aniversário adulto ou infantil e 15 anos.
Então a todos os casais que estão flutuando nas nuvens, não se esqueçam dos noivinhos para deixar o bolo ainda mais fofo e especial.